Antes do Torre Palace, Brasília assistiu a outras implosões marcantes; relembre
25/01/2026
(Foto: Reprodução) Antes do Torre Palace, Brasília assistiu a outras implosões marcantes
Antes da implosão do Torre Palace, marcada para domingo (25), Brasília foi palco de outras demolições de grande porte (assista ao vídeo acima).
Fechado desde 2013 e envolvido em disputas judiciais, o Torre Palace é considerado o primeiro hotel de luxo da história da capital. Agora, o prédio será derrubado para dar lugar a um novo empreendimento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Antes dele, moradores se reuniram para acompanhar a demolição de grandes estruturas em diferentes pontos da cidade. O g1 e a TV Globo reuniram registros dessas implosões. Veja abaixo:
Implosão às margens do Lago Paranoá, em 2007
Implosão de estrutura de 13 andares, localizada às margens do Lago Paranoá, em 2007.
TV Globo/Arquivo
Em 2007, uma grande estrutura de 13 andares, localizada às margens do Lago Paranoá, foi implodida em uma operação que reuniu curiosos na Ponte JK e na Ermida Dom Bosco.
A demolição mobilizou equipes especializadas e exigiu o uso de cerca de 150 quilos de explosivos.
A cena atraiu moradores e virou um espetáculo a céu aberto, com contagem regressiva e registros feitos por quem acompanhava o momento histórico.
Hotel abandonado no Setor Hoteleiro Norte, em 2010
Implosão de hotel no Setor Hoteleiro Norte em 2010
TV Globo/Arquivo
Três anos depois, em 2010, foi a vez de um hotel abandonado há 17 anos no Setor Hoteleiro Norte. Por segurança, prédios próximos foram esvaziados e ruas em um raio de 300 metros precisaram ser interditadas.
A operação contou com apoio de órgãos de trânsito e forças de segurança, como o Detran, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Civil e Polícia Militar, para controlar o acesso e garantir a segurança da população durante a implosão.
Dupla implosão no Setor Hoteleiro Sul, em 2011
Imploões do Hotel das Nações e do Alvorada Hotel no Setor Hoteleiro Sul, em 2011.
TV Globo/Arquivo
Em 2011, duas demolições aconteceram quase ao mesmo tempo no Setor Hoteleiro Sul: o Hotel das Nações e o Alvorada Hotel.
Segundo informações da época, cerca de 10 mil toneladas de entulho foram geradas e encaminhadas ao então lixão da Estrutural.
Próximo capítulo: Torre Palace
O hotel abandonado Torre Palace, no centro de Brasília
Renato Araújo/Agência Brasília
Agora, a implosão do Torre Palace deve se somar a essa lista de grandes demolições.
A empresa responsável é a RVS Construções. Em outubro, a TV Globo conversou com um conselheiro do grupo, que antecipou detalhes do projeto.
"A proposta do grupo é fazer um hotel de luxo, com aproximadamente 250 apartamentos [...] é um produto para se trazer um restaurante Michelin para cá, um spa internacional. E com isso contribuir para o turismo de Brasília", informou Marcos Cumagai.
Destino do Torre Palace é definido
'Sonho antigo'
Apesar do cenário de pouco prestígio que o espaço ganhou nos últimos anos, Cumagai conta que o ponto sempre esteve no radar dos novos donos devido ao ponto estratégico e privilegiado.
"Este é um sonho antigo do grupo, mas todas as tentativas anteriores [de aquisição] esbarramos em questões jurídicas, débitos, dívidas, imbróglios... e que isso foi criando uma situação de dificil solução. Todavia, no último um ano e meio, nts ivemos uma abordagem mais assertiva", conta o conselheiro.
Hotel abandonado em Brasília abriga cracolândia que abastece tráfico no DF
Segundo o porta-voz do novo grupo detentor do empreendimento, foi necessário um ano e meio de negociação com os herdeiros do Torre Palace até chegar a uma proposta de aquisição — esta que envolveu ainda a quitação e pagamento de todas as dívidas do antigo hotel.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.