Brasília assume liderança nacional na venda de carros elétricos em novembro
15/12/2025
(Foto: Reprodução) O Distrito Federal assumiu a liderança na venda de veículos eletrificados leves no país em novembro, aponta levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
De acordo com a entidade, foram vendidos 2413 carros elétricos em Brasília no mês passado, 14 a mais que na capital paulista.
🚗 É a primeira vez que a cidade de São Paulo deixa a primeira posição do ranking desde o início da série histórica da ABVE, em 2012.
Carro elétrico plugado em carregador externo, em imagem de arquivo
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Além disso, Brasília vendeu mais veículos elétricos leves que o Paraná inteiro. Também superou os números de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Os carros elétricos responderam por 35% (6.977) do total de carros de passeio e SUVs comercializados em novembro no DF.
🔌De cada 100 carros elétricos vendidos na capital em novembro, 87 foram de modelos plug-in – aqueles que possuem recarga externa, sejam totalmente elétricos ou híbridos.
Segundo o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, o aumento no DF pode ser explicado:
por incentivos como a isenção de IPVA para esses veículos;
pela chegada de novas montadoras;
pelo maior número de opções no mercado;
pelo "perfil da população".
Cresce venda de carros elétricos no DF
"Nós vemos uma população que busca estar informada e à frente em questões tecnológicas, o que é muito importante, já que estamos falando de tecnologia automotiva", diz Bastos.
O presidente da ABVE também cita as condições geográficas de Brasília como um fator favorável ao uso dos carros elétricos.
"Como Brasília é bastante plana, a autonomia dos carros eletrificados é muito boa. Então, você percorre mais distâncias, com menos poluição e mais economia para o bolso”.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.