Conselho Nacional de Segurança Pública deve lançar app para compartilhar dados entre UFs
09/12/2025
(Foto: Reprodução) Conselho Nacional de Segurança Pública deve lançar app para compartilhar dados entre UFs
Uma plataforma será criada para compartilhar dados entre secretarias de Segurança Pública de todo o país. A ferramenta, que funcionará como um aplicativo, ainda não tem data de lançamento.
O anúncio foi feito durante uma reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), na manhã desta terça-feira (9), em Brasília. O encontro acontece no Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Para o secretário de Segurança Pública do DF e presidente do conselho, Sandro Avelar, a integração vai contribuir para monitorar a movimentação de criminosos em diferentes unidades da federação
"A gente vai conseguir ter melhor controle de pessoas que cometem crimes e muitas vezes são colocadas em liberdade porque não se conhece seus antecedentes, muitas vezes, bastante sérios em outros estados", afirmou o secretário.
Os membros do conselho participam da apresentação do relatório deste ano, da definição de prioridades para 2026 e do balanço dos avanços obtidos em 2025.
Entenda o Consesp
Delegado da PF Sandro Avelar será o secretário de Segurança Pública do DF
O Conselho surgiu em 2003 como Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública. Em 2022, foi instituído como Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O objetivo do grupo é representar os interesses das secretarias de Segurança Pública dos estados e do DF.
O atual presidente do conselho é Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e delegado da Polícia Federal.
O novo presidente do Consep — o secretário de Segurança Pública da Paraíba, Jean Francisco — assumirá o cargo em 1ª de janeiro de 2026, após uma mudança no regimento.
Propostas do Consesp
Neste fim de ano, o Consesp já defendeu:
A recriação do Ministério da Segurança Pública, separado do Ministério da Justiça. A ideia foi apresentada em uma carta aberta do conselho, enviada ao Governo Federal em 9 de setembro.
O presidente Sandro Avelar também defendeu, nas redes sociais em novembro, a destinação dos recursos das bets para o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Esta proposta é apresentada no novo texto do PL Antifacção que é analisado pelo Senado Federal.
Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública em Brasília
TV Globo/Reprodução
LEIA TAMBÉM:
PL ANTIFACÇÃO: o que mudou entre o texto de Derrite aprovado pela Câmara e a proposta em discussão no Senado
PEC DA SEGURANÇA: entenda como funcionam as polícias hoje e as mudanças que a proposta prevê
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.