Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, viaja à Ucrânia em missão de paz e pede orações: 'Rezem de forma muito especial'
17/07/2025
(Foto: Reprodução) Dom Paulo Cezar Costa, cardeal e de Brasília, na Ucrânia.
Arquidiocese de Brasília
O arcebispo de Brasília, cardeal Dom Paulo Cezar Costa, viajou em missão religiosa de paz à Ucrânia – país que enfrenta, há três anos, uma guerra motivada pela invasão de tropas da Rússia.
"Rezem de forma muito especial pelo povo ucraniano. [...] O ser humano foi criado para liberdade e foi criado para viver em paz", pediu o cardeal em vídeo divulgado nas redes sociais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Segundo a Arquidiocese de Brasília, o cardeal viajou para a Ucrânia na última segunda (14), a convite da Conferência Episcopal Ucraniana, para presidir uma Santa Missa.
Dom Paulo está acompanhado do chefe do gabinete episcopal, o Padre Luiz Octávio de Aguiar Faria.
Durante a visita, os religiosos afirmaram que ao visitar o cemitério da cidade de Lviv viram "o horror que uma guerra causa na vida de um país e na vida de uma nação".
A ida à Ucrânia de integrantes do alto clero, que iniciou no papado de Francisco, simboliza um gesto concreto da Igreja católica pela paz.
A Santa Missa presidida por ele será realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Berdychiv, no próximo domingo (20). Esta época do ano é marcada por uma tradicional peregrinação na região.
Dados compilados em 2018 indicam que a Ucrânia tem cerca de 19,2% de população católica romana – um em cada cinco cidadãos.
O país tem maioria (cerca de 60%) de cristãos ortodoxos bizantinos – uma vertente do cristianismo que rompeu com a Igreja Católica ainda no século V e não reconhece o Papa católico como líder máximo, por exemplo.
Rússia faz maior bombardeio da guerra na Ucrânia
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.