No DF, 19 presos não voltaram do 'saidão de Natal'; outros 12 foram flagrados descumprindo as regras
07/01/2026
(Foto: Reprodução) Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília
TV Globo/Reprodução
A nona e última saída temporária de 2025 no Distrito Federal terminou com 19 dos 1.624 presos beneficiados não retornando às unidades prisionais no prazo estabelecido.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF), esses internos passam a ser considerados foragidos e podem perder o direito ao regime semiaberto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
ATUALIZAÇÃO: nesta quarta-feira (7), a Seape atualizou os números e informou que 13 presos ainda não retornaram às unidades prisionais.
Além dos detentos que não voltaram, outros 12 foram recolhidos antecipadamente após descumprirem as condições para a concessão do benefício.
O resultado do último saidão ficou abaixo do índice de fugas registrado em outras saídas temporárias do ano.
No oitavo saidão, 24 presos não retornaram, o equivalente a 1,47% dos 1.631 beneficiados, segundo dados divulgados pela própria Seape e publicados pelo g1 DF em novembro.
Relatório aponta superlotação em celas, déficit de policiais e agressões a presos da Papuda
Saída temporária
A saída temporária — prevista na Lei de Execução Penal — é permitida a pessoas que cumprem pena no regime semiaberto e que recebem autorização judicial para deixar o presídio sem vigilância direta, com objetivo de visitar familiares ou realizar atividades externas relacionadas ao estudo ou trabalho.
Ao longo de 2025, o calendário da Vara de Execuções Penais (VEP-DF) estabeleceu nove períodos de saidão, totalizando 35 dias autorizados no ano. A VEP-DF ainda não divulgou o calendário de 2026, mas prevê a publicação até o fim de janeiro.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Homem quebra porta e furta joalheria na Asa Sul
SOBRADINHO II: VÍDEO mostra suspeito antes de matar e desfigurar professor de 32 anos no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.