Passageiro é tirado de voo em Brasília após conflito sobre 'modo avião' de celular; veja discussão e ação da PF
17/01/2026
(Foto: Reprodução) Passageiro é tirado de voo em Brasília após conflito sobre 'modo avião' de celular
Vídeos exclusivos obtidos pelo g1 mostram a discussão que acabou levando à retirada de um passageiro de um avião da Latam Airlines pela Polícia Federal, no Aeroporto de Brasília.
O caso aconteceu na tarde de sexta-feira (16), após um conflito entre o homem e a tripulação sobre o modo avião de celular (veja vídeo acima).
Segundo passageiros ouvidos pelo g1, o homem afirmou que não colocaria o celular no modo avião e se negou a mostrar o aparelho. A tripulação pediu que ele desembarcasse, mas, diante da recusa, acionou a PF.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O voo com destino ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, tinha previsão de decolagem às 17h45.
Após o desembarque do homem, o voo decolou às 19h20, com previsão de pouso às 20h50 no Aeroporto Santos Dumont.
Como foi a discussão
Passageiro é tirado de voo em Brasília após conflito sobre 'modo avião' de celular
reprodução
Passageiros relataram que uma comissária perguntou se o homem colocou o celular no modo avião. Ele teria respondido que não e que "nem se o avião caísse ele colocaria".
Outros funcionários tentaram falar com o homem, que recusou mostrar o aparelho. O avião chegou a taxiar na pista de decolagem, mas voltou à baia.
As imagens mostram o momento em que os tripulantes tentaram negociar e pediram que o passageiro deixasse a aeronave, porém ele se recusou. Outros passageiros também se manifestaram ao longo da discussão, pedindo que o homem saísse do avião.
"Indisciplina do senhor", disse um funcionário sobre a situação. "Vocês vão ter que provar isso. Você sabe que vai entrar um processo judicial", respondeu o homem.
Devido a resistência para deixar o avião, a PF foi acionada e retirou o passageiro da aeronave.
Indisciplina
Em nota, a Latam disse que solicitou apoio da Polícia Federal em razão do comportamento indisciplinado do passageiro. "A companhia reforça que cumpre rigorosamente os padrões de segurança", falou.
O g1 entrou em contato com a Polícia Federal e aguarda resposta.
PF retira passageiro de aeronave antes de decolagem de Brasília rumo ao Rio de Janeiro
O que diz a Latam
"A LATAM Airlines Brasil informa que solicitou apoio da Polícia Federal no voo LA3782 (Brasília-Rio de Janeiro/Santos Dumont), na sexta-feira (16/01), em razão do comportamento indisciplinado de um passageiro. Após seu desembarque, o voo decolou às 19h20, com previsão de pouso no destino às 20h50.
A companhia reforça que cumpre rigorosamente os padrões de segurança e que adota todas as medidas técnicas e operacionais necessárias para garantir a segurança de seus passageiros e funcionários."
LEIA TAMBÉM:
ENTENDA: Por que Bolsonaro está na Papudinha e não na Papuda?
VÍDEO: ovelha é flagrada correndo entre carros no túnel Rei Pelé, no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.