Prêmio Jovem Cientista reconhece iniciativas de combate à mudança do clima; conheça os ganhadores
26/11/2025
(Foto: Reprodução) Prêmio Jovem Cientista reconhece iniciativas de combate à mudança do clima
Uma resposta à mudança climática: esse era o desafio do Prêmio Jovem Cientista de 2025. A 31ª edição encorajou jovens pesquisadores a proporem soluções de produtos sustentáveis, resilientes e eficazes para o combate a desastres (veja vídeo acima).
Dos 919 inscritos, 10 pesquisadores e duas instituições foram reconhecidos por seus trabalhos. Desses, um é da região Norte e 4 da região Nordeste – confira na lista abaixo.
Os vencedores vão receber bolsas de estudo, notebooks e uma premiação em dinheiro que vai de R$ 12 mil a R$ 40 mil.
Confira abaixo a lista completa dos ganhadores desta edição – e o resumo dos projetos que podem ajudar o planeta a frear a mudança do clima:
CNPq anuncia os vencedores do 31º Prêmio Jovem Cientista
Categoria Estudante do Ensino Médio
🥇 Raul Victor Magalhães Souza, de 16 anos, do Ceará: chegou a 94,5% de precisão em previsões climáticas no Ceará com os saberes dos "profetas das chuvas" combinado à IA.
🥈Beatriz Vitória da Silva, de 18 anos, de Pernambuco: produziu um filtro à base de cascas de fruta-do-conde que reduz consumo de água e poluentes na produção de casas de farinha.
🥉Gabriel da Silva Santos, de 19 anos, de Pernambuco: criou sistema que monitora o crescimento de plantas de girassol ornamental no agreste de Pernambuco.
Categoria Estudante do Ensino Superior
🥇 Manuelle da Costa Pereira, de 23 anos, do Amapá: a estudante de engenharia florestal criou um kit de energia solar portátil para castanheiros na Floresta Amazônica. Ela foi a primeira do estado a conquistar o prêmio.
🥈Isac Diógenes Bezerra, de 22 anos, do Ceará: o estudante de tecnologia em redes de computadores criou um sistema de monitoramento em tempo real do consumo de água com a Internet das Coisas.
🥉Anna Giullia Toledo Hosken, de 21 anos, do Rio de Janeiro: a estudante de medicina integrou dados clínicos e mapas de riscos aumentando a eficácia de ações preventivas a catástrofes climáticas em Petrópolis.
Pesquisadores que venceram o Prêmio Jovem Cientista 2025 recebem premiação em Brasília
TV Globo/Reprodução
Categoria Mestre e Doutor
🥇 Elizângela Aparecida dos Santos, de 32 anos, de Minas Gerais: a doutora em economia aplicada criou o índice de identificação de municípios brasileiros mais resilientes às mudanças climáticas.
🥈Luíz Fernando Esser, de 33 anos, do Paraná: o biólogo e pós-doutorando em mudanças climáticas desenvolveu um algoritmo para tornar mais acessível a utilização de métodos de alta precisão em projeções climáticas.
🥉Tauany Aparecida da Silva Santa Rosa Rodrigues, de 31 anos, do Rio de Janeiro: a bióloga criou um sistema automatizado que mensura o impacto das alterações térmicas – consequências das mudanças climáticas – em ecossistemas aquáticos continentais.
Ao todo, foram 352 trabalhos inscritos na categoria de Mestre e Doutor, 211 na categoria de Estudante do Ensino Superior e 356 na categoria do ensino médio.
Outras premiações
Prêmio Jovem Cientista 2025
Reprodução
🏅A professora Ana Paula Melo do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi premiada na categoria Mérito Científico pela sua trajetória acadêmica.
🏅 Na categoria de Mérito Institucional Ensino Superior, a vencedora foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já na categoria Mérito Institucional Ensino Médio, o primeiro lugar ficou com a Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, de Pernambuco.
O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do CNPq e Fundação Roberto Marinho, com patrocínio master da Shell e apoio da Editora Globo e Canal Futura.
Vista aérea da floresta amazôonica. a maior floresta tropical do mundo
Agência Brasil
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.